Escolha uma Página
Gestão Financeira através dos indicadores financeiros

Gestão Financeira através dos indicadores financeiros

Os momentos de incerteza nos levam a muitos questionamentos nos diversos setores da empresa, mas principalmente no setor financeiro.

Precisamos nos organizar de uma forma prática e fazer contas!

As micro e pequenas empresas sofrem com as turbulências da economia. Mas precisamos nos organizar de tal forma que devemos identificar rapidamente os cinco indicadores para avaliação do negócio. São eles:

  1. Despesas e custos fixos;
  2. Despesas e custos variáveis;
  3. Lucratividade;
  4. Margem de contribuição;
  5. Ponto de equilíbrio.

Estes indicadores nos dizem de forma rápida o que devemos fazer.

  • Nas despesas fixas identificamos o que podemos reduzir, mas cuidado, não podemos reduzir e comprometer o nosso operacional;
  • Nas despesas e custos variáveis sabemos qual o nosso percentual sobre o faturamento e podemos fazer as projeções de forma prática e simular um DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício – tudo que fatura e recebe durante um período de um mês;
  • A lucratividade é o cálculo sobre o faturamento diminuindo as despesas e custos fixos e variáveis;
  • Margem de contribuição que é a sua receita diminuída das despesas e custos variáveis – é o quanto sua empresa tem para pagar suas despesas fixas e através da margem retiramos o índice de margem;
  • Ponto de equilíbrio que é o mínimo que sua empresa deve faturar possibilitando a determinação da sua meta de vendas de forma adequada a sua realidade, ou seja, é a faturamento mínimo para suportar os gastos sem gerar prejuízo.

Um bom exercício para a identificação dos indicadores é a organização das contas bancárias. A partir da conciliação bancária retiramos todas as despesas fixas e variáveis e podemos formatar o DRE, em seguida verificar a lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Abraço da sua Consultora Empresarial.

Conheça nosso Curso de Gestão Financeira.

Conheça nosso Curso de Gestão Financeira.

SOBRE O CURSO

Gestão Financeira de seu negócio é a avaliação dos ciclos de suas contas a receber, recebidas, a pagar e pagas, através da elaboração da conciliação bancária de forma organizada.

A partir dos registros na conciliação bancária diária e organizada, você pode prevê a necessidade de recurso de um período de curto e médio prazo e fazer as análises de lucratividade através dos indicadores.

O que você vai ganhar com este curso: você vai conseguir definir os objetivos e metas do seu negócio com a visão do recurso ideal, identificar despesas excedentes, receitas que não foram recebidas, negociar com fornecedores e conseguir descontos, definir o seu preço de venda adequado ao seu custo, identificar se você tem lucro ou prejuízo e prevê as etapas a serem seguidas para minimizar os riscos e as incertezas, a partir da sua gestão financeira.

Para quem se destina: para os empresários das micro, pequenas e médias empresas com a finalidade da organização financeira do seu negócio ou revisão dos procedimentos de sua área financeira.

       Você vai receber orientação para elaborar as suas planilhas e/ou procedimento de rotinas visando auxiliá-lo na sua administração.

Duração: 12 horas.

O que você vai conhecer neste curso:

Vai aprender a fazer a Gestão Financeira:

  • Elaborar o plano de contas e o centro de Custos de acordo com a necessidade de seu negócio;
  • Compreender as Demonstrações Financeiras e o Fluxo de Caixa;
  • Elaborar a Conciliação Bancária através da identificação das Contas a pagar, pagas, a receber e recebidas;
  • Analisar relatórios gerenciais;
  • Elaborar o plano da gestão financeira identificando os indicadores de giro de contas a pagar e prazo médio de pagamentos, giro de contas a receber e prazo médio de recebimento, identificar a necessidade de capital de giro, estimativa de faturamento mensal e anual, estimativas de custo de produção e de comercialização, demonstrativos de resultados, indicadores de viabilidade como ponto de equilíbrio, lucratividade e prazo de retorno do investimento.

Vai aprender a construir seu plano de Gestão Financeira:

  • Construir uma rotina de gestão por indicadores financeiros;
  • Construir um relatório de Demonstrativo do Resultado do Exercício;
  • O plano irá ajudar a você empresário a ter uma visão realista de seu negócio. Irá auxiliá-lo a buscar todas as informações relevantes visando o controle e a administração das operações financeiras.